Ok, não podemos abastecer o carro com código aberto, mas podemos controlá-lo inteiramente com isso certo? Bom, é o que pensa a empresa de engenharia Edag com seu protóripo Car Light Open Source.

Ah, o código aberto. Como é revigorante saber que os humanos estão juntos e envolvidos no desenvolvimento de peças para nossos computadores e também para futuros carros. Finjamos que a segunda consideração é natural. Pois, no Salão de Genebra, na Suíça, a empresa de engenharia Edag apresentou o protótipo de um veículo elétrico chamado de Car Light Open Source.

Durante a feira, os executivos apresentaram um conceito ainda inédito no mercado automobilístico: discutir com criadores de programas e sistemas sobre soluções pragmáticas para “o carro do futuro”. Algo como, “nós temos as ideias primárias, vocês, desenvolvedores, ponham as mãos nas rodas!”

Além das tecnologias open source ainda em desenvolvimento, o Edag Car Light vem com um leve chassi 100% reciclável (tudo bem, isso pode preocupar alguns), sistema todo elétrico (monovalente e com autonomia de 150 km) e, como o nome e a foto sugerem, uma inovação na área de iluminação. É OLED (luzes LED de compostos orgânicos) para todos os cantos, inclusive, na traseira.

Imagine só. Uma tela de exibição no vidro traseiro, que informa aos outros motoristas as condições da estrada, como números de velocidade permitido, se há pedestres ou obras nas ruas, entre outros dados pouco egoístas. Esta é uma das características do carro do futuro. E a alimentação elétrica, obviamente.

A propulsão, segundo apresentação dos engenheiros, é feita por um inteligente sistema elétrico nas rodas, que permite captar um alto grau de efi ciência do poder das baterias de íon-lítio e integra uma série de funções como direção, freio e suspensão. Quando está totalmente recarregado, as luzes laterais scritas “Charge” informam com muita classe.

Visto no : Eco GNight

Este post tem alguma imagem e/ou video que não está aparecendo ou funcionando? Avise-nos clicando aqui !