A página principal do Goojje é adornada com um logotipo no estilo do Google e um símbolo parecido com o do Baidu, mecanismo de pesquisa mais usado na China.
O site, cujo nome é resultado de jogo de palavras com a sílaba final “jje” soando como a palavra em chinês para “irmã mais velha”, enquanto a sílaba “gle” de “Google” é pronunciada como a palavra chinesa para “irmão mais velho”, oferece um mecanismo de busca e serviços de rede social.
Uma porta-voz do Google afirmou na terça-feira (9) que a empresa pediu oficialmente ao Goojje que pare de copiar o logotipo da companhia, que é uma marca protegida.
A China possui um registro pobre de proteção à propriedade intelectual. Filmes, roupas, músicas e software piratas, entre outros bens, estão amplamente disponíveis pelo país apesar de repetidas operações de combate promovidas pelo governo chinês.
O Goojje já parou de usar sua URL original, o www.goojje.com. Os visitantes usando o endereço agora são automaticamente redirecionados para o dierqi.com, apesar do conteúdo parecer o mesmo.
No mês passado o Google ameaçou se retirar da China citando problemas com censura e o que afirma ter sido um sério incidente com hackers que resultou em roubo de propriedade intelectual da companhia.
É Google… O mundo é dos espertos!
Este post tem alguma imagem e/ou video que não está aparecendo ou funcionando? Avise-nos clicando aqui !