Uma petição online dirigida ao Ministério Público do Distrito Federal pede providências contra uma loja de decoração que comercializa estatuetas de santos caracterizados como personagens de histórias em quadrinhos ou artistas – Nossa Senhora, por exemplo, ganhou versões do Batman, Mulher Maravilha, Malévola, Frida Kahlo, David Bowie, Galinha Pintadinha e Minnie.

blasfemia-arte (1)

Para um grupo de católicos, a iniciativa fere o artigo 208 do Código Penal, que fala sobre crimes contra o sentimento religioso. A responsável pela “Santa Blasfêmia”, Ana Smile, disse ao G1 ter crescido dentro da igreja e afirmou não se considerar cometendo nenhuma infração.

blasfemia-arte (2)

Para Ana, as chances de a petição evoluir em punição são pequenas. Ela começou com o trabalho há quase três anos, por acaso. A mulher viu um meme com o Batman e o Robin e a expressão “Nossa Senhora de Bátima”. “Achei incrível, fui pesquisar na internet se achava algo do tipo para vender e quis uma imagem dessa para mim, para decorar minha casa.”

blasfemia-arte (3)

Amigos viram o “santo estilizado” e passaram a encomendar peças. O trabalho foi crescendo com o boca a boca. Há um ano, Ana decidiu criar uma página em redes sociais para divulgar as estatuetas. Os objetos têm entre 30 centímetros e 55 centímetros. Os preços variam de R$ 200 a R$ 400. As vendas são feitas pela web ou em uma loja na 306 Sul.

blasfemia-arte (4) blasfemia-arte (5)

Fonte: G1

E vocês? O que acham? É uma blasfêmia, crime ou simplesmente arte?

Este post tem alguma imagem e/ou video que não está aparecendo ou funcionando? Avise-nos clicando aqui !